A Polícia Civil de Mato Grosso emitiu nesta sexta-feira (10), um alerta sobre o golpe da quitação de financiamentos. Em Barra do Garças -MT o comunicado foi compartilhado pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (DERF).
Segundo a polícia falsas centrais bancárias, ou supostas consultorias, fazem contato com as vítimas através de mensagens ou ligações telefônicas, oferecendo descontos de 50% para a quitação do financiamento.
Os criminosos enviam boletos e indicam contas bancárias ou chave pix para que a vítima realize o pagamento.
A polícia civil destaca, que a engenhosidade social dos criminosos está fundamentada em trabalhar com o fator emocional das pessoas, por meio da suposta imperdível oportunidade de negócio, e pretensa veracidade, maquiada com os dados pessoais das vítimas, que são obtidos ilegalmente.
Como forma de prevenção a polícia orienta aos cidadãos não finalizar qualquer negócio movido por impulso, e entrar em contato com o seu gerente bancário ou corretor responsável pelo financiamento, a fim de confirmar se a proposta recebida é real.
É importante também observar os dados do beneficiário dos pagamentos, analisando se os dados contidos nos boletos podem ser diferentes do real beneficiário, de modo que antes de confirmar o pagamento via aplicativo bancário, os dados sejam confirmados.
A instituição policial destaca que possue meios rápidos para denúncias, caso algum contato semelhante seja feito.
O cidadão pode ligar gratuitamente de qualquer telefone para o Disque denúncia 197, ou registrar a ocorrência através da delegacia virtual, acessando o site https://portal.sesp.mt.gov.br/delegacia-web/pages/home.seam.
A polícia civil ainda disponibiliza canais via rede social: https://instagram.com/policiacivil_mt e https://instagram.com/drci_pcmt.
Fonte: Rede da Notícia