Segunda, 23 Maio de 2022
PUBLICIDADE
ESPORTES | BARRA DO GARÇAS - MT
28/04/2022 - 17:22
Barra do Garças é destaque em noticiário do estado com Olimpíada Xavante
Olimpíada Cultural Xavante selecionou o atleta Júlio Mi’é para participação da Corrida de Reis, em Cuiabá.
O ÂNCORA MT
Da Secom-BG. Foto: Reprodução.

A Primeira Olimpíada Cultural Xavante se encerrou na última quarta-feira (19), na comunidade indígena São Marcos, e foi destaque no noticiário MT 1ª edição, da TV Centro América de grande veiculação em todo o estado de Mato Grosso. Os Jogos tiveram a participação especial dos ex-atletas olímpicos Ronaldo da Costa e Vanderlei Cordeiro que foram prestigiar os atletas.

A Olimpíada também foi uma seletiva para a maior maratona de rua da região centro-oeste, a Corrida de Reis, realizada em junho em Cuiabá. O vencedor, e também selecionado para a maratona, foi o Júlio Mi’é, de 18 anos, que afirmou estar muito feliz pela oportunidade de representar a comunidade São Marcos nos Jogos Regionais e por ter vencido a Primeira Olimpíada dos Povos Xavantes.

Júlio Mi’é teve que correr 6 km, o total de 6 voltas em torno da comunidade, pelo menor tempo possível. A Olimpíada Xavante reuniu mais de 2 mil indígenas para participar da disputa em diferentes modalidades.

O atletismo faz parte da vida dos Xavantes graças à Associação de Atletismo Barra do Garças, conduzida há 20 anos pelo vice-prefeito Prof° Sivirino. Para ele, o esporte é uma forma de socialização e abre portas para grandes oportunidades. “Fico muito feliz em ver nossos jovens xavantes indo longe com o esporte. Eles agarraram essa oportunidade e agora vemos os frutos de seus esforços”.


Fonte: Rede da Notícia.

             
    PUBLICIDADE