Segunda, 23 Maio de 2022
PUBLICIDADE
COVID-19 | MATO GROSSO
01/02/2022 - 17:44
Sindicato das Farmácias de MT estima que autoteste de Covid poderá custar 50% a menos
Sindicato aponta facilidades como início mais célere do isolamento social.
O ÂNCORA MT
Foto: Reprodução.

O Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos de Mato Grosso (Sincofarma) estima que os autotestes para Covid-19 custe metade do valor dos atuais disponíveis nas farmácias. A comercialização foi liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas as farmacêuticas dependem de aprovação prévia da agência para disponibilização dos produtos.

A estimativa de economia é do presidente do Sincofarma, José Antônio Parolin. Além da economia com o produto mais barato, o autoteste ainda contribui com o isolamento social, já que a pessoa não precisará se deslocar até a farmácia.

"A gente tem uma previsão de que ele seja um teste de 30% a 50% mais barato. Depois, a pessoa não precisa nem sair de casa, ele pode mandar um familiar, por exemplo, para adquirir o autoteste. Evitando assim, a disseminação do vírus", disse.

No entanto, a comercialização dos testes não serão imediatas. Neste momento, as fábricas interessadas na venda dos autotestes precisam pedir autorização da Anvisa.

A médica infectologista, Márcia Hueb, defende que os testes sejam parte de uma política de saúde pública para conter a disseminação do vírus. Ela destaca ainda a necessidade de oferta de algum tipo de treinamento.

Segundo a médica, a sensibilidade dos autotestes é de 80% a 90%. A infectologista ressalta que, mesmo em caso de escape, os testes auxiliaram no isolamento social.


Fonte: G1 MT

             
    PUBLICIDADE