Domingo, 17 Outubro de 2021
PUBLICIDADE
COVID-19 | EXERCÍCIOS PULMÃO
27/07/2020 - 20:30
Fisioterapeuta ensina exercícios para fortalecer os pulmões
Brendon Max reforça necessidade de fazer as atividades preventivamente para reforçar a musculatura respiratória.
Jozean Benício de Almeida
Fisioterapeuta dá dicas de como fortalecer os pulmões, profissional é de Pontal do Araguaia-MT. / Foto: Reprodução

O fisioterapeuta Brendon Max, do Centro de Reabilitação da Prefeitura de Pontal do Araguaia-MT, em um vídeo publicado nas redes sociais, divulgou medidas de exercícios para ajudar no fortalecimento do pulmão.  O profissional ressaltou que a prática diária dos exercícios para fortalecer a musculatura respiratória é de grande importância para auxiliar no tratamento da Covid-19.

"Sabemos que estamos passando por um momento difícil, um momento de pandemia, causada pelo novo Coronavírus,a Covid-19, e o principal órgão que esse vírus vem a nos acometer são os nossos pulmões", disse Brendon no início do vídeo.

A fisioterapia respiratória é essencial para o fortalecimento do órgão, o processo elimina toda a secreção causada por vírus e bartérias, diminuindo assim os principais sintomas como a tosse o cansaço e a falta de ar. 

O vídeo desenvolvido pela Secretaria de Saúde da cidade visa mostrar à população, atitudes que podem influenciar positivamente no tratamento contra a Covid-19. Pontal do Araguaia-MT não possui hospitais, segundo a Secretária de saúde, Joice de Moura, as campanhas educativas são aspectos que influenciaram no resultado da cidade mato-grossense, que não registrou até hoje, casos de óbitos por conta do novo Coronavírus.

Brendon Max mostrou na prática três exercícios que devem ser seguidos. O processo é bem fácil e pode ser realizados até mesmo no trabalho, e é mais um conselho repassado pela Secretaria de Saúde do município. Acompanhe o passo a passo do exercício:

1° Exercício de Expansão Pulmonar

O exercício deve ser feito sentado. A pessoa deve puxar o ar pelo nariz, segurar por três segundos e soltar lentamente pela boca.

2° Exercício Respiração Fracionada

Puxar o ar pelo nariz de forma fracionada em três tempos e soltar lentamente pela boca.

3° Exercício Freno Labial

Puxar o ar pelo nariz e soltar lentamente pela boca até esvaziar bem os pulmões. Observa-se que o tempo de expiração (solta do ar) é maior que o tempo de inspiração (puxar o ar).

             
    PUBLICIDADE