Terça, 26 Outubro de 2021
PUBLICIDADE
COVID-19 | CUIABÁ MT
02/12/2020 - 17:45
Exame realizado no secretário de Saúde de Mato Grosso detecta novamente coronavírus; ele testou positivo para Covid-19 em junho
Mesmo assim, o governo estadual afirmou, por meio de nota, que apesar de ter sido encontrado o vírus no organismo do secretário, não é atestada a reinfecção pela Covid-19.
O Âncora MT
Gilberto Figueiredo. / Foto: Reprodução Christiano Antonucci - Secom - MT

Após ser transferido para uma unidade hospitalar de São Paulo, o secretário estadual de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, passou por um novo exame que apontou a detecção do coronavírus.

Mesmo assim, o governo estadual afirmou, por meio de nota, que apesar de ter sido encontrado o vírus no organismo do secretário, não é atestada a reinfecção pela Covid-19.

A reinfecção acontece quando a pessoa se recupera da Covid-19 e tempos depois ela adoece novamente. Para confirmar a recontaminação, é preciso provar que o código genético do primeiro vírus é diferente do segundo. O código genético é como se fosse uma impressão digital do vírus.

Gilberto foi diagnosticado com Covid-19 em junho deste ano. Na época, ele não apresentou sintomas específicos da doença e ficou em isolamento domiciliar para cumprir a quarentena, de acordo com as recomendações e protocolos das equipes de Vigilância Epidemiológica.

Em SP, ele está sendo avaliado por uma equipe médica especializada.

No momento, é realizada uma série de exames que visam radiografar os detalhes da situação clínica do secretário.

Ele trata os sintomas e passa pelo monitoramento do quadro da Doença de Crohn. Gilberto permanece estável e recebe assistência clínica por meio de medicamentos e auxílio fisioterápico.

Gilberto foi internado com pneumonia na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital particular de Cuiabá-MT na segunda-feira 30/11.

Ele foi diagnosticado com pneumonia no sábado (28), quando foi atendido no Hospital Estadual Santa Casa.


Fonte: G1 MT

             
    PUBLICIDADE