Sábado, 28 Maio de 2022
PUBLICIDADE
COVID-19 | MATO GROSSO
01/02/2022 - 17:40
Cinco municípios em MT estão com baixa procura para vacinar crianças contra a Covid-19
São os municípios de Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Primavera do Leste e Rondonópolis.
O ÂNCORA MT
Cinco municípios de MT estão com baixa procura na vacinação de crianças contra Covid-19. Foto: Miva Filho/ SES-PE. Reprodução

Cinco municípios ao norte e ao sudeste de Mato Grosso apresentaram baixa procura na vacinação infantil desde o começo da imunização para este público específico. A secretaria de saúde de alguns municípios chegou a ampliar o calendário e os pontos de vacinação, mas, até esta terça-feira (1º), a procura pelas doses continua baixa nesses locais.

No norte do estado, a procura pela vacina infantil está baixa nas cidades de SinopSorriso e Lucas do Rio Verde.

Em Sinop, ao todo, são 15.643 crianças entre 5 e 11 anos que devem ser vacinadas, mas até esta segunda-feira (31), apenas 1.053 crianças compareceram aos polos de imunização. A vacinação infantil no município começou no dia 19 de janeiro para crianças com comorbidade e com deficiência.

Por causa da baixa procura, a secretaria de saúde decidiu ampliar o calendário no dia 24 de janeiro para crianças em geral, com a expectativa de que o número de procura seria maior.

Em Sorriso, a situação também se repete. Ao todo, devem ser vacinadas 10.299 crianças , mas até esta segunda (31), foram apenas 501.

Em Lucas do Rio Verde, até esta segunda, foram imunizadas 279. A partir dessa semana, a cidade ainda irá disponibilizar doses da CoronaVac para as crianças. A secretária de saúde do município, Fernanda Ventura, explicou a ampliação da imunização.

“Agora, já estamos fazendo chamamento das crianças sem comorbidade e diminuindo a faixa etária. Então, de 11 e 10 anos já está aberto para agendamento e acrescentando a opção da CoronaVac a mais uma opção de vacina. Estamos seguindo o protocolo do Ministério da Saúde e separamos três unidades de saúde para salas especiais de imunização infantil”, disse.

A vacinação infantil ocorre por meio de agendamento no site da prefeitura dos municípios.

Sudeste do estado

Nas duas maiores cidades no sudeste do estado, Primavera do Leste e Rondonópolis, também enfrentam baixa procura na imunização infantil.

O Comitê Gestor de Crise anunciou que será obrigatório apresentar o cartão de vacinação para as crianças voltarem a circular pela escola.

Até esta segunda (31), 2.418 foram imunizadas, sendo que o público alvo passa de 24 mil crianças, ou seja, menos de 10% das crianças foram vacinadas contra a Covid-19.

Em Rondonópolis, a prefeitura deu início a vacinação para o público em geral sem comorbidades, entre 5 e 11 anos. Havia expectativa de que a procura seria grande, mas com a baixa demanda, a administração local ampliou os pontos de vacinação para 10 unidades, de segunda a sexta-feira.

O agendamento da aplicação das doses pode ser feito pelo site da prefeitura, assim como nos demais municípios.

Já em Primavera do Leste, apenas 5,27% crianças foram vacinadas até esta segunda-feira (31). Porém, a vacinação infantil ocorre apenas aos sábados nesta cidade. A faixa etária abrange crianças acima de sete anos, sendo feita em duas unidades de saúde, das 7h30 até 13h.


Fonte: G1 MT

             
    PUBLICIDADE