Quarta, 27 Outubro de 2021
PUBLICIDADE
COVID-19 | BARRA DO GARÇAS MT
21/01/2021 - 17:45
Barra do Garças (MT) realiza as primeiras vacinações contra Covid-19
Em cerimônia foram vacinados profissionais da saúde atuantes na linha de frente em combate ao vírus.
O Âncora MT
Cerimonia realizada no Centro Regional de Referências em Especialidades (Cecap). / Foto: Reprodução assessoria de comunicação.

Em Barra do Garças-MT, o início da vacinação foi realizado em ato simbólico hoje (21 de janeiro), no Centro Regional de Referência em Especialidades (Cecap), às 11h00, com a vacinação de três pessoas representantes de todos os profissionais da área da saúde. 

A cerimônia contou com a presença de poucas pessoas com o intuito de não gerar aglomeração. O Dr. Adilson, juntamente com o secretário de Saúde, Adilson Tavares, proferiram um breve discurso para dar início às vacinações. 

"É muito importante deixar claro que não haverá nenhum tipo de privilégio em relação à imunização. Será seguido rigorosamente o cronograma com as fases e grupos prioritários, elaborado pelo Ministério da Saúde", completou o prefeito. 

Bastante emocionado o secretário, Adilson Tavares, tomou a palavra e lembrou dos profissionais da saúde que doaram suas vidas trabalhando na linha de frente contra o novo coronavírus. 

"Cada profissional que está aqui recebendo a vacinação neste momento, foi escolhido à dedo para representar todos os trabalhadores da área da saúde de nosso município", ressaltou o secretário.     

O momento histórico e cheio de emoção, teve como cenário  um ambiente comum de vacinação, daqueles que nos deparamos nos postos de saúde e hospitais, quando vamos colocar a imunização em dia. Os braços rígidos colados ao corpo, posição de quem receberá a agulhada, nunca antes tão querida, agora espera ansioso o líquido tão precioso, a CoronaVac.

O coração esperançoso é de Maria Piedade Cordeiro da Silva, que não leva o sentimento nobre só no nome, mas também na alma e ao ser a primeira vacinada no município, relembra com muita piedade e comoção dos amigos que não tiveram a oportunidade e faleceram acometidos da doença, salvando vidas. 

"Estou bastante emocionada, pois queria que meus amigos de profissão que não puderam ter essa oportunidade de serem vacinados estivessem aqui", revela com a voz embargada, Maria Piedade, a enfermeira que atua há mais de 28 anos na área da saúde. 

Com as mãos trêmulas ao desempenhar a nobre função, a também enfermeira Meire Akiko foi a profissional escolhida para realizar a aplicação das doses.

"O sentimento é de gratidão ao ser escolhida para desempenhar esse procedimento tão importante que vai trazer muitos benefícios para a população", descreveu Meire que trabalha na UBS do Jardim Araguaia. 

Também receberam a vacinação pelas mãos de Meire, a farmacêutica Leila Longhini Vasconcelos e o motorista Vagner Carlos Rosenberg. Todos os três imunizados são profissionais atuantes na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Barra do Garças-MT, local de atendimento exclusivo a pacientes com Covid-19. 

Leila, que perdeu um primo acometido pelo vírus, relembra do ente tão querido ao dar entrevista e diz:

"Mesmo sendo um momento de bons sentimentos é inevitável não lembrarmos das vítimas dessa doença devastadora e, é também o momento de aplaudirmos os profissionais que arriscaram suas vidas durante esses longos meses para salvar a população", diz a farmacêutica. 

Sr. Carlos também bastante grato com o momento falou-nos do sentimento de receber o imunizante.

"Estou muito emocionado por ter sido escolhido para esse momento. E, muito confiante para que as demais doses cheguem para imunizar o restante da população", reforçou o motorista.

  Vale lembrar que a aplicação das demais doses na população funcionará em sistema rotativo, ou seja, haverão duas unidades volantes que irão até as residências e/ou locais de trabalho das pessoas pertencentes ao primeiro grupo de prioritários. Esse planejamento de imunização montado pela Secretaria de Saúde de Barra do Garças, tem o objetivo de evitar aglomerações, comodidade às pessoas com dificuldade de locomoção e atingir a meta de vacinação com eficácia.

Tendo em vista que as doses recebidas pelo Governo Federal não são suficientes para a imunização de todos os profissionais da saúde do município, o secretário de saúde, Adilson Tavares falou sobre o grupo que terá prioridade, dentre eles pessoas acima de 60 institucionalizadas, ou seja, pessoas residentes em abrigos. Como Barra do Garças não conta com esse tipo de instituição, serão ofertadas essas doses a pessoas pertencentes ao projeto “Melhora em casa”, que são pacientes acamados e com comorbidades. 

Também serão imunizados os profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate ao novo coronavírus, sendo:

*  Todos os funcionários da UPA;

*  Os funcionários da UTI - Covid do Hospital Municipal;

*  Funcionários que realizam exames de imagem (raio-x, ultrassom e outros);

*  Funcionários da UTI - Covid do Hospital MedBarra. 

É bastante importante lembrar a população que, a situação de nosso município é ainda muito grave, nesta quinta-feira (21), os leitos de UTI na rede pública estão com 100% de ocupação. É ainda necessário os cuidados preventivos previstos em decreto pelos gestores de nossa cidade.E ressaltamos que a vacinação não é garantia de contágio, o Covid-19 é uma realidade muito presente no mundo todo. Fiquemos alertas! 



Fonte: Assessoria de comunicação.

             
    PUBLICIDADE