O paciente de Baliza-GO, que está com suspeita de contaminação pelo novo Coronavírus, passou por outro teste sorológico que deu positivo para a Covid-19. O homem teve contato com a primeira pessoa que testou positivo em Torixoréu-MT, no dia 01 de julho.
A Secretaria de Saúde do município goiano aguarda o resultado do teste molecular - RT-PCR, realizado com as amostras enviadas ao laboratório credenciado na capital. O homem e a família já estão em isolamento há 12 dias, sem contato com outras pessoas, e estão sendo monitorados pela equipe de saúde.
Na última sexta-feira ele realizou quatro testes sorológicos que deram negativos, mas um novo realizado na tarde de hoje (06/07) deu positivo. O quadro clínico de saúde é estável, sem agravos até o momento.
O laboratório Lacen-GO informou à Secretaria de Saúde de Baliza-GO que está com problemas técnicos internos e os resultados dos exames estão sendo enviados com um período estendido, assim, o resultado só sairá em aproximadamente 7 dias.
Em nota publicada nas redes sociais, a prefeitura de Baliza-GO divulgou que o teste mais confiável é o que está sendo feito pelo laboratório Lacen-GO.
Há dois tipos principais de testes para o novo coronavírus (Sars-Cov-2).
teste molecular - RT-PCR
teste rápido - sorológico
O exame molecular coleta material por meio de um cotonete que é inserido pelo nariz. Ele usa a chamada técnica RT-PCR (sigla em inglês para transcrição reversa seguida de reação em cadeia da polimerase) e pode ser feito a partir do terceiro dia de sintomas até o décimo. Ele avalia a presença de material genético do vírus, comprovando a doença ainda em sua fase aguda.
Já o teste rápido (exame sorológico) é indicado para pessoas que tiveram sintomas da doença há mais de dez dias. Os testes rápidos para detecção de anticorpos, agora disponíveis também em farmácias e drogarias, levam menos de uma hora para apresentar os resultados.
Eles avaliam se as amostras são reagentes aos anticorpos IgM e IgG.