Parte do muro de contenção no Córrego do Barbado, em Cuiabá-MT, desabou nessa segunda-feira (12). No local, há uma obra em andamento. Ninguém ficou ferido.
A Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística (Sinfra) alega que a queda do muro ocorreu devido ao excesso de sujeira no canal, que causou a obstrução da passagem da água.
Com isso, segundo a secretaria, a água represou e subiu em um nível muito elevado. No momento em que se deu a vazão dessa água, devido à forte pressão para o escoamento, houve a queda do muro.
“A construtora está mobilizando uma equipe e maquinário para executar a limpeza do local que cedeu e poder dar início à reconstrução do muro de gabião. A Sinfra reforça que a limpeza do canal é de responsabilidade da Prefeitura de Cuiabá-MT - e é preciso que o município faça a sua parte, realizando a manutenção rotineira do córrego”, ressalta em nota.
Em contrapartida, a Secretaria de Obras Públicas de Cuiabá-MT disse que a limpeza de todos os córregos da capital é feita com frequência e que cada córrego recebe ao menos três ações em toda sua extensão, por ano.
“Neste ano, todos eles já recebem ao menos uma vez a atividade de limpeza, inclusive o Córrego do Barbado, que será colocado na programação novamente. A cada limpeza executada são retirados uma média de cinco caminhões de lixo”, informou.
O muro deve começar a ser consertado ainda nesta semana, segundo a Sinfra.
Fonte: G1 MT