Terça, 26 Outubro de 2021
PUBLICIDADE
COTIDIANO | CUIABÁ MT
30/11/2020 - 20:15
Ambulâncias ficam retidas no HMC devido à grande demanda de pacientes que aguardam leitos, diz secretaria
Nesta segunda-feira, a ocupação da urgência e emergência do HMC está em 170%.
O Âncora MT
Ambulância paradas no Hospital Municipal de Cuiabá-MT. / Foto: Reprodução Divulgação

A Secretaria Municipal de Saúde informou nesta segunda-feira (30) que o Hospital Municipal de Cuiabá-MT (HMC) está atendendo além de sua capacidade e que a medida que as ambulâncias chegam com pacientes, eles são estabilizados, recebem atendimento humanizado e são encaminhados para o leito. Por isso, algumas ambulâncias acabam ficando no local por várias horas.

Nesta segunda-feira, a ocupação da urgência e emergência do HMC está em 170%.

Por meio de nota, a secretaria afirmou que o HMC recebe pacientes vindos de todas as cidades do estado e que nesta segunda, existe um número maior de pacientes do que o número de leitos existentes.

“Portanto, ao receber mais pacientes, é necessário fazer a retenção das macas na qual o paciente é levado para o hospital, até que os leitos sejam liberados e o paciente passe a ocupá-lo. A retenção de macas ocorre temporariamente e apenas quando há superlotação”, diz trecho da nota.

Além disso, segundo a secretaria, a liberação de um leito acontece quando o paciente tem alta hospitalar. “Vale ressaltar que esta ação não é imediata. Após a liberação do paciente, o leito passa por um rigoroso processo de desinfecção para que possa ser ocupado por outra pessoa”.

Por fim, a Secretaria de Saúde ressalta que todas ambulâncias que estavam aguardando liberação nesta já foram liberadas.


Fonte: G1 MT

             
    PUBLICIDADE