Domingo, 17 Outubro de 2021
PUBLICIDADE
BRASIL | BARRA DO GARÇAS MT
20/01/2021 - 22:49
Vacina contra Covid-19 chegou na noite desta quarta-feira (20) em Barra do Garças (MT)
Cidade foi a primeira do Vale do Araguaia a receber as doses.
O Âncora MT
Chegada das vacinas contra Covid-19 em Barra do Garças-MT. / Foto: Reprodução Assessoria de Comunicação.

Em Barra do Garças-MT, o oitavo município mais populoso do Estado de Mato Grosso, as doses chegaram nesta quarta-feira (20). A vacina chegou em um avião fretado pelo Estado de Mato Grosso, no aeroporto de Barra do Garças-MT. Devido a um contratempo técnico, a previsão de chegada que era às 13h30 foi adiada para às 19h, horário de Brasília. 

Segundo o secretário de saúde, Adilson Tavares, nessa primeira remessa devem ser imunizadas em média 734 pessoas, sendo assim, o município recebeu 1468 vacinas, já que todos os imunizados receberão duas doses. 

A data de início da vacinação será nesta quinta-feira (21 de janeiro) e funcionará em sistema rotativo, ou seja, haverão duas unidades volantes que irão até as residências e/ou locais de trabalho das pessoas pertencentes ao primeiro grupo de prioritários. 

"Esse planejamento de imunização montado pela equipe da Secretaria de Saúde de Barra do Garças-MT, tem o objetivo de evitar aglomerações, dar comodidade às pessoas com dificuldade de locomoção e atingir a meta de vacinação com eficácia", revela o secretário de saúde. 

Tendo em vista que as doses recebidas pelo Governo Federal não são suficientes para a imunização de todos os profissionais da saúde do município, serão priorizados os profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate ao novo coronavírus, dentre eles:

•Todos os funcionários da UPA;

•Os funcionários da UTI - Covid do Hospital Municipal;

•Funcionários que realizam exames de imagem (raio-x, ultrassom e outros);

•Funcionários da UTI - Covid do Hospital MedBarra.  e idosos acima dos 75 anos.

Depois será a vez das pessoas acima dos 60 anos institucionalizadas, ou seja, pessoas residentes em abrigos. Como Barra do Garças-MT não conta com esse tipo de instituição, serão ofertadas essas doses a pessoas pertencentes ao projeto "Melhora em casa", que são pacientes acamados e com comorbidades. 

Neste mesmo lote foram entregues as vacinas pertencentes às cidades que compõem o consórcio regional de saúde, que são (e o número de doses):

- Araguaiana-MT (72), 

- Barra do Garças-MT (1468), 

- Campinópolis-MT (179), 

- General Carneiro-MT (86), 

- Nova Xavantina-MT (233), 

- Novo São Joaquim-MT (84), 

- Pontal do Araguaia-MT (106), 

- Ponte Branca-MT (40), 

- Ribeirãozinho-MT (48) e 

- Torixoréu-MT (70). 

Assim como também doses para a imunização de todos os indígenas, aldeados e maiores de 18 anos que pertencem ao território das cidades citadas acima.

Vale ressaltar que, a situação de nosso município é ainda muito grave, nesta quarta-feira (20), os leitos de UTI na rede pública estão com 100% de ocupação. É ainda necessário os cuidados preventivos previstos em decreto pelos gestores de nossa cidade.



Fonte: Assessoria de Comunicação.

             
    PUBLICIDADE