Quarta, 27 Outubro de 2021
PUBLICIDADE
BRASIL | DOENÇA RARA
28/06/2020 - 18:29
Recém-nascida goianesiense é diagnosticada com doença rara
Doença provoca perda de nutrientes. Médicos disseram que a doença é rara.
Jozean Benício de Almeida
Criança deu entrada na UTI do Hospital Infantil de Campinas no dia 28 de março / foto: Reprodução

Uma recém-nascida de Goianésia, cidade que fica a pouco mais de 178 quilômetros da capital Goiânia, foi diagnosticada com uma doença genética rara, que afeta uma em cada 830 mil crianças em todo o mundo.

Os médicos,  informaram a mãe, Josi Lopes, de 28 anos, que a criança tem Síndrome de Bartter, eles explicaram ainda que  a doença provoca, durante a urina, a perda de nutrientes essenciais ao corpo, como cálcio e enzima. A Síndrome de Bartter é uma perturbação na qual os rins eliminam eletrólitos exacerbadamente, resultando em hipopotassemia (baixos níveis de potássio no sangue) e elevada concentração de aldosterona e renina (hormônios) na corrente sanguínea.

A mãe, mesmo sem condição financeira, permanece ao lado da filha que se alimenta com leite de arroz, que custa em média R$ 135,00 a lata mais barata, e cada unidade dura cerca de dois dias.

Além do leite de arroz, a recém-nascida terá que usar por toda a vida, medicamentos de alto custo, que ajudarão no tratamento, Victorya Luiza que já tem quase quatro meses deu entrada no Hospital Municipal de Goianésia -GO 20 dias depois de nascer, e três dias depois já foi encaminhada ao Hospital Infantil de Campinas, na capital Goiânia.

Desde quando o bebê se internou, os amigos buscam arrecadar dinheiro para comprar alguns medicamentos e o leite de arroz. A mãe, Josi Lopes, está desempregada e não tem condições de custear o tratamento, o pai começou a trabalhar em uma oficina há dois meses. Entre as campanhas há uma "vakinha online" , ou doações através de contas bancárias.

Contato (62) 9 8448-4627 - Mãe


CÁLCIO E ENZIMA

O cálcio (Ca) é um mineral essencial para o corpo humano, encontra-se envolvido em importantes processos metabólicos, como por exemplo, a coagulação sanguínea, excitabilidade muscular e transmissão dos impulsos nervosos, contração muscular, ativação enzimática e secreção hormonal, tendo como característica principal a mineralização de ossos e dentes.

Enzimas são proteínas que atuam controlando a velocidade e regulando as reações que ocorrem no organismo. Elas catalizam reações químicas específicas atuando sobre substratos específicos e em locais específicos desses substratos.

A ação das enzimas pode ser influenciada por alguns fatores, como a temperatura elevada.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
         
PUBLICIDADE