Sexta, 22 Outubro de 2021
PUBLICIDADE
BRASIL | PROFESSORA HOMENAGEM
03/07/2020 - 23:12
Professora se emociona ao ser surpreendida por colegas de trabalho em chá de bebê drive-thru
Festa foi cancelada devido a pandemia do novo Coronavírus, mas homenagem foi preparada por servidores do colégio.
Jozean Benício de Almeida
Professora recebe presentes entregues por servidores do colégio onde trabalha. / foto: Reprodução

Uma professora intérprete de libras do Colégio Estadual Ana Rita de Faria, se emocionou ao ganhar um chá de bebê surpresa dos trabalhadores da instituição. O Colégio onde Renata Carvalho de Almeida, de 33 anos, ministra aulas tem tradição de realizar comemorações para todas as gestantes da unidade, mas a dela foi um chá de bebê um pouco diferente do convencional, pois, devido a pandemia do novo Coronavírus, a professora intérprete acabou sendo surpreendida com uma carreata na rua que passa em frente a sua casa, que fica em Bom Jardim de Goiás-GO, a pouco mais de 393 km da capital Goiânia.

Aproximadamente 10 veículos participaram, com a pandemia da Covid-19, Maria de Lurdes, diretora, precisou cancelar a homenagem que seria no colégio. A alternativa foi fazer um chá de bebê drive-thru, e para evitar que fosse descoberto os servidores tiveram a ajuda da sogra e do esposo da homenageada.

Renata Carvalho é mãe de uma criança de 13 anos, que é deficiente auditivo, a capacitação para se tornar uma intérprete de libras nasceu da necessidade de se comunicar com o filho.

Segundo a diretora, a homenagem deveria ter sido realizada ainda no mês de junho, mas com o encerramento do semestre a data marcada não foi oportuna, já que era tempo de fechamento das notas dos alunos.

À reportagem do O Âncora, a diretora disse:

"Não foi possível reunir todos os servidores, nem fazer o comes e bebes... Mas valeu muito! Agradeço a todos os servidores que compareceram, contribuíram para a realização desse momento [...]. E nesses tempos difíceis de pandemia, se faz necessário olhar para o outro com mais calor humano, com amor e carinho. Eu particularmente gosto muito disso. Desejamos uma boa hora para a mamãe Renata e as boas vindas para a pequena Maria Raquel."

A pequena Maria Rachel é esperada para o dia 6 de setembro e a partir de agora a tarefa de Renata Carvalho, da sogra, do esposo e do filho Halan, também é organizar a chegada da bebê.


A CARREIRA

Renata Carvalho de Almeida nasceu em Goianira, cidade do interior de Goiás, de família  humilde, casou-se jovem, em 2005, e dois anos depois, no mês de agosto, nasceu o primeiro filho, Halan Richard. A primeira gestação foi normal até o 8° mês,  porém, os médicos  descobriram que ele havia desenvolvido um problema na parte urológica tendo a necessidade de nascer prematuro.

Tudo ocorreu de uma forma rápida para que pudessem salvá-lo. A criança sofreu várias paradas cardíacas, perca de peso e infecções severas, além de precisar fazer cirurgia, a sequela foi a perda da parte auditiva, fala e motora . Com o tempo, Renata Carvalho buscou vários  lugares que  pudessem dar apoio  no desenvolvimento da criança, como: Hospital Vila São Cottolengo na cidade de Trindade-GO e outros em Goiânia, Hospital das Clínicas , Crer e Pestalozzi.

O diagnóstico de que Halan não iria falar e ouvir chegou quando ele tinha dois anos, a mãe divorciada ao ver o filho lutando pela vida buscou forças para ajudá-lo, e com o apoio dos pais, Renata Carvalho, dedicou todos o dias da semana para levar a criança as seções de fonoterapias, mas o tratamento não ajudou muito. Foi aí que Renata teve a ideia de buscar uma forma de comunicar com o menino, a alternativa foi dada por uma amiga, que é Intérprete de libras, e indicou o CAS (Centro de Apoio  ao Surdo).

Após quatro anos de terapia, Halan Richard deu seus primeiros passos, eles então se mudaram para a cidade de Bom Jardim de Goiás-GO, onde Renata conheceu seu atual marido.

Halan Richard foi matriculado no Colégio Estadual Ana Rita de Faria, e preocupada com a situação do aluno, não havendo um profissional intérprete disponível, a diretora buscou orientações e contratou Renata Carvalho que tem total formação para ser professora interprete do próprio filho.


Pauta:

André Luís (Repórter Andrezão)

Jozean Benício de Almeida 

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
         
PUBLICIDADE