Domingo, 24 Outubro de 2021
PUBLICIDADE
BRASIL | BARRA DO GARÇAS MT
03/02/2021 - 18:35
Professor Sivirino fala na abertura do debate sobre Zoneamento Socioeconômico Ecológico da região do Vale do Araguaia
"É muito importante para Barra do Garças sediar esse debate, porque nós somos cidade polo do Araguaia", frisa Professor Sivirino.
O Âncora MT
Professor Sivirino fala na abertura do debate sobre Zoneamento Socioeconômico Ecológico da região do Vale do Araguaia. / Foto: Reprodução.

O vice-prefeito de Barra do Garças (MT), Professor Sivirino (PSD), abriu a reunião sobre Zoneamento Socioeconômico Ecológico (ZSSE) de Mato Grosso em especial dos municípios que compõem o Vale do Araguaia. 

A reunião foi proposta pelo prefeito de Araguaiana, Getúlio Dutra (PSB) em parceria com Associação Mato-grossense dos Municípios, realizada nas dependências do hotel Serra Azul de Barra do Garças (MT), contando com a participação do presidente da AMM – Neurilan Fraga, prefeitos e vice-prefeitos das cidades do Vale do Araguaia, onde juntos elaboraram uma minuta para ser entregue ao governo do Estado sobre alguns aspectos do Zoneamento Socioeconômico Ecológico. 

O ZSSE tem o intuito de promover o desenvolvimento econômico sustentável e a melhoria da qualidade e condições de vida da população. Nesta versão, o Estado foi dividido em zonas, com propostas e diretrizes indicando o melhor uso para cada uma, respeitando as potencialidade e fragilidades do ambiente.

Este mecanismo de gestão ambiental consiste na delimitação de zonas ambientais e atribuição de usos e atividades de acordo com as potencialidades e restrições de cada uma delas, tendo por objetivo repensar a ocupação do território mato-grossense, a apropriação de seus recursos naturais e o modelo de desenvolvimento que desejamos para o futuro, considerando que a ocupação espacial deve propiciar um equilíbrio entre a dinâmica natural e a socioeconômica.

"É muito importante para Barra do Garças (MT) sediar esse debate, porque nós somos cidade polo do Araguaia. Fico muito feliz em poder participar desse momento da consulta sobre as medidas que estabelecerão e padrões de proteção ambiental destinados a assegurar o desenvolvimento sustentável e a melhoria das condições de vida da população da nossa região. Eu e o nosso prefeito Doutor Adilson, estamos à disposição dos prefeitos de toda a região no que for para melhorar o desenvolvimento socioeconômico e ecológico", disse o vice-prefeito, Professor Sivirino na abertura do evento. 

Primeira Consulta Pública Preliminar do Zoneamento Socioeconômico Ecológico

O Governo de Mato Grosso e a SEPLAG, com o objetivo de potencializar o diálogo com a sociedade e promover o crescimento do estado, está lançando a Consulta Pública do Zoneamento Socioeconômico Ecológico do Estado de Mato Grosso (ZSEE/MT) 2021.

Para contribuir com a consulta pública e ajudar a definir as futuras ações para o desenvolvimento sustentável de Mato Grosso, clique aqui. 

Link - http://www.seplag.mt.gov.br/index.php?pg=ver&id=6304&c=117&sub=true



Fonte: Assessoria de Comunicação.

             
    PUBLICIDADE