Segunda, 02 Agosto de 2021
PUBLICIDADE
BRASIL | ARAGARÇAS - GO
17/11/2020 - 21:55
Plínio Leão (MDB) não "reconhece" a derrota nas eleições municipais 2020 em Aragarças-GO
"Não reconhecemos o resultado", disse um dos assessores. Delegado Ricardo Galvão foi eleito com mais de 42% dos votos válidos.
Por Jozean Benício, O Âncora GO
Plínio Leão (MDB) e prefeito eleito Ricardo Galvão (Republicanos). / Foto: Reprodução

Candidato da oposição na eleição municipal de Aragarças-GO, Plínio Leão do MDB, não reconhece o resultado da votação realizada no domingo, dia 15, em que o candidato do Republicanos, Delegado Ricardo Galvão ganhou com 42,28%, foi o que afirmou um assessor de comunicação de Plínio Leão à equipe de jornalismo do site O Âncora.

"Não reconhecemos o resultado", disse um dos assessores. 

No dia da eleição, antes de terminar a apuração dos votos, o então candidato Plínio Leão (MDB) e apoiadores começaram uma carreata por pensarem que teriam alcançado a vitória, porém, em pouco tempo o anúncio oficial foi dado, e o verdadeiro prefeito eleito de Aragarças-GO seria, na verdade, o Delegado Ricardo Galvão (Republicanos). 

Em contato com a assessoria de comunicação do candidato não eleito, foi informado que os advogados vão requerer na justiça para conferir todas as urnas, no entanto, em contato com o Cartório Eleitoral de Aragarças-GO, foi informado ao Departamento de Jornalismo do site O Âncora que as urnas e Boletins de Urnas estão disponíveis não somente para todos os candidatos, mas, também, à toda população do município.

Em uma nota enviada à nossa equipe, o Cartório Eleitoral de Aragarças informou que durante a apuração de votos do último domingo, dia 15, o advogado representante da Coligação do candidato Plínio Leão (MDB), acompanhou PRESENCIALMENTE todo o procedimento de apuração e transmissão dos votos e, logo em seguida, o processo da contagem manual dos Boletins de Urnas.

Confira a nota enviada pelo Cartório Eleitoral:

cartorio_eleitoral_nota.pdf 

Por fim, informa-se que todos os Boletins de Urnas e urnas eletrônicas utilizadas no pleito eleitoral de 2020 encontram-se no Cartório Eleitoral de Aragarças-GO à disposição da imprensa e de toda a sociedade civil, bem como dos partidos políticos, para eventual auditoria. 

Em contato com a Assessoria de Comunicação do Delegado Ricardo Galvão (Republicanos), foi-nos passado diretamente esclarecimentos do advogado Dr. Paulo Marques, sobre as regularidades do processo eleitoral da Comarca de Aragarças-GO.

"Houve um transcurso normal dos trabalhos no dia da votação, todas as seções foram fiscalizadas, [...] e quando foi feita a totalização de todos os votos, quando foi proclamado o resultado, inclusive houve uma recontagem manual dos votos, [...] seção por seção, e batem em cima do resultado do primeiro momento, ou seja, está completamente normal, conferido e reconferido, e o resultado das urnas que está divulgado no site do TSE, é o resultado oficial das eleições, e não há o que se falar em nenhum tipo de situação que venha a prejudicar a lisura do processo eleitoral. Quem está proclamando [...] algum vício, está fazendo uma afronta ao poder judiciário, porque foi totalizado [...] Ricardo eleito com 136 votos à frente do segundo colocado", disse o advogado.   

             
    PUBLICIDADE