Segunda, 23 Maio de 2022
PUBLICIDADE
BRASIL | GOIÁS
02/02/2022 - 16:41
Moradores se encantam com halo solar em cidades de Goiás
Especialista explica que se trata de um fenômeno ótico semelhante ao arco-íris. Aparições aconteceram em Catalão e Palmeiras de Goiás; veja fotos.
O ÂNCORA GO
Halo solar é visto no céu de Palmeiras de Goiás. Foto: Arquivo Pessoal/Denízia Fabiana. Reprodução

A formação de um halo solar encantou moradores em cidades de Goiás. A dona de casa Denizia Fabiana, de 45 anos, conta que viu pela primeira vez o fenômeno nesta quarta-feira (2), em Palmeiras de Goiás, na região central do estado.

“Eu achei interessante e muito diferente ver o círculo total daquele tamanho. Eu mostrei até para o meu marido e ele achou muito bonito”, relata.

Segundo a geógrafa e professora de Climatologia da Universidade Federal de Goiás, Juliana Ramalho, o halo solar é um fenômeno ótico semelhante ao arco-íris. A especialista explica que é comum vê-lo principalmente quando se aproximam frentes frias.

“A luz solar visível entra em contato com cristais de gelo em das nuvens sirrus e ‘desvia’ formando o fenômeno. Por causa da luz do sol a gente a gente a vê redonda e fica aquele círculo colorido em volta ao sol”, narra Juliana.

A professora Walkíria Prado, de 50 anos, também viu um halo solar e conta que ficou encantada. A aparição desta vez aconteceu no último sábado (29) em Catalão, na região sudeste de Goiás.

Professora fotografa halo solar em Catalão, Goiás — Foto: Arquivo Pessoal/Walkíria Prado

“Eu sempre tive essa atenção para contemplar a natureza, já vi outras vezes, mas desta vez dei mais valor, fiz a foto pensando em mandar para a minha filha publicar”, revela a professora.

O fenômeno visto por Denizia e Walkíria, segundo Juliana Ramalho, tem a duração relacionada com a vida da nuvem, pode durar enquanto tiver luz do sol e da força da frente fria. No caso de Goiás, a professora menciona que essa massa vem do sul e sudeste.


Fonte: G1 Go

             
    PUBLICIDADE