Terça, 26 Outubro de 2021
PUBLICIDADE
BRASIL | CURADOS COVID-19
10/08/2020 - 20:47
Mais de 80% dos pacientes diagnosticados com a Covid-19 estão recuperados em cidade do Médio Araguaia; VEJA O GRÁFICO
Porcentagem de recuperados da doença se aproxima dos 100%. Tratamento precoce pode ser causa do alto número de pacientes com alta médica.
Por Jozean Benício, O Âncora MT
Município mato-grossense não registra óbitos devido a Covid-19. / Foto: Reprodução

Pontal do Araguaia, cidade que fica no interior de Mato Grosso, chegou a 81,88% de pacientes recuperados da Covid-19. A cidade ficou conhecida por não registrar óbitos devido a doença desde o início da pandemia.

A cidade é vizinha de outras duas cidades, Aragarças que fica no Oeste Goiano, que já registrou 15 óbitos e Barra do Garças, em Mato Grosso, que confirmou 67 mortes pela doença.

Em entrevista, a secretária de saúde Joice de Moura Lima, afirmou que as medidas preventivas são tomadas precocemente, e o gráfico mostra isso. Segundo dados do Boletim informativo, o número de pessoas em isolamento domiciliar é quase o dobro dos confirmados. As medidas antecipadas tomadas pela Atenção Básica em Saúde são primordiais para evitar internações e o deslocamento de pacientes para o âmbito hospitalar.  

Joice de Moura disse que, após apresentar sintomas, mesmo que sejam bem leves, os pacientes são colocados em isolamento, e todos os protocolos são iniciados incluindo no tratamento medicações, exames laboratoriais e de imagem.

A prefeitura de Pontal do Araguaia-MT realiza rotineiramente Barreiras Orientativas, e a fiscalização dentro do município é primordial, foi o que afirmou o Chefe do Poder Executivo, Gerson Rosa, segundo ele, o uso obrigatório de máscara na cidade se dá pela consciência dos moradores e pela forte equipe de fiscais.

Outras medidas contra a proliferação do vírus, é com relação a orientação para o uso do álcool em gel, além de lavar bem as mãos.

O último Boletim Informativo divulgado pela Secretaria de Saúde mostra os seguintes dados:

Confirmados: 127

Descartados: 199

Suspeitos: 36

Recuperados: 104

Óbitos: 00

Casos em acompanhamento: 23

Isolamento domiciliar: 218

Mesmo sem casos de óbitos, a cidade teve o horário de atendimento médico alterado no Centro de Referência em Saúde, ficando da seguinte forma:

Das 07h00min às 17h00min - Para atendimentos agendados e consultas normais;

Das 19h00min às 22h00min - Para atendimentos de urgência.

Antes, a unidade só funcionava durante o dia.

No gráfico a seguir é possível notar que a barra de recuperados se aproxima da barra de casos confirmados.

VEJA O GRÁFICO:

             
    PUBLICIDADE