Domingo, 17 Outubro de 2021
PUBLICIDADE
BRASIL | CANARANA MT
04/11/2020 - 18:15
Justiça Eleitoral de Canarana-MT realiza cerimônia de carga e lacre das urnas eletrônicas
Canarana-MT possui 15.553 eleitores aptos a votar, divididos entre 43 seções.
Por Jozean Benício, O Âncora MT
Urnas eletrônicas sendo lacradas. / Foto: Jozean Benício

Aconteceu nesta quarta-feira (04/11), a cerimônia de carga e lacre das urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições do próximo dia 15 de novembro em Canarana, município do interior do estado de Mato Grosso a pouco mais de 605 km da capita, Cuiabá. 

O procedimento obrigatório foi realizado na sede do Cartório Eleitoral. 

De acordo com informações da equipe, Canarana-MT possui 43 seções, sendo que em cada uma há 4 mesários. 

Com 15.553 eleitores aptos a votar, o município, assim como todos do estado, votará para candidatos a vereadores, prefeito e senador. 

Conrado Machado Simão, Juiz da 31° Zona Eleitora, disse, em entrevista, que a cerimônia é uma forma de mostrar à sociedade a segurança que há no procedimento eleitoral. 

"Temos uma estrutura gigantesca tão somente para garantir os votos dos eleitores. Temos testemunhas, representantes de coligações, pra verificarem com é a eleição. Nós já registramos os candidatos, agora, esta cerimônia, é para garantir a carga e lacre, para abrirmos tão somente no final da eleição [...]", explicou. 

Já Fernando Rodrigues, Chefe de Cartório, disse que o procedimento é muito importante, e a abertura para a imprensa, deixa tudo mais transparente e confiável. 

Nesta fase de trabalhos, os servidores da Justiça Eleitoral transferem para as urnas eletrônicas os dados dos eleitores que votam naquela seção, e dos candidatos ao Senado, Prefeitura e Câmara dos Vereadores. Os dados dos candidatos incluem o nome, partido, foto, cargo para o qual concorrem e número.

             
    PUBLICIDADE