Um felino foi atropelado na rodovia MT-100, a pouco mais de doze quilômetros da Universidade Federal de Mato Grosso em Pontal do Araguaia. O atropelamento aconteceu na noite de domingo (06/09), por volta das 22h. O animal foi encontrado na pista por uma família que retornava de Torixoréu-MT.
A princípio eles passaram bem próximo do animal, porém, viram somente uma sombra, momento em que o motorista parou o veículo e decidiu retornar para ver o que era.
Ao se aproximar eles viram que era um felino (jaguatirica ou filhote de onça-pintada), segundo um deles, por medo de ser um filhote a mãe poderia estar por perto, e por precaução ninguém desceu do carro.
Eles decidiram ligar para o Corpo de Bombeiros, mas, segundo a família, os militares precisariam saber a localização exata do fato para se deslocar, já que era tarde da noite.
Momentos depois outro carro passou pelo local e com o farol iluminou a pista para que retirassem o animal da rodovia, eles utilizaram um lençol para colocá-lo no acostamento, para evitar que fosse atropelado novamente. Em poucos minutos o felino começou a se recuperar e logo retornou para a mata.
A população do maior felino das Américas está caindo. A onça-pintada, um carnívoro que pode chegar a 135 kg e 76 cm de altura, já é considerada oficialmente extinta nos Estados Unidos e está sob ameaça em outros países. No Brasil, a espécie é vulnerável, mas o status de avaliação muda conforme o bioma no qual ela vive. A situação é mais delicada na caatinga, onde o animal está criticamente ameaçado de extinção.