Segunda, 23 Maio de 2022
PUBLICIDADE
BRASIL | TANGARÁ DA SERRA - MT
04/02/2022 - 18:31
Fazenda em MT preserva cerca de 20 nascentes e proprietário diz que medida será herança para os filhos
A ideia de Luís Fernando Castellot é passar esse hábito e respeito com a natureza como herança para os filhos.
O ÂNCORA MT
Fazenda possui cerca de 20 nascentes. Foto: Reprodução

O agrônomo Luís Fernando Castellot tem uma fazenda que preserva cerca de 20 nascentes de rio, em Tangará da Serra, a 241 km de Cuiabá. É mantida toda a cobertura vegetal, além do plantio de mudas de espécies nativas para projetos de recuperação ambiental.

A ideia dele é passar esse hábito e respeito com a natureza como herança para os filhos.

Rica em diversidade, a área está no divisor de águas entre as bacias Amazônica e do Prata. A bacia hidrográfica está a montante da nascente do Rio Formoso, que está em cima da Serra do Parecis.

“A característica desses 1.000 alqueires aqui da fazenda é justamente preservar, manter essa nascente sempre com águas cristalinas”, disse. Segundo ele, o Rio Formoso desagua no Rio Setúbal, que, por sua vez, desagua no Rio Paraguai, abastecendo o Pantanal.

A fazenda de Luís tem uma extensão de cinco quilômetros em cima da Serra do Parecis, com cerca de 20 nascentes. Todas elas convergem para o Rio Formoso. “O ano todo é essa força e essa quantidade de água”, afirmou.

Nascente na fazenda preserva cerca de 20 nascentes — Foto: Reprodução

Durante o período chuvoso, a água fica barrenta na maioria dos rios, mas na fazenda de Luís, ela está limpa. “Manter essa água, ao meu ver, é contribuir para que o Rio Setúbal e o Rio Paraguai recebam essa água que possa abastecer o Pantanal”, afirmou.

Ele ainda disse que a ideia é passar esse legado para a próxima geração da família. “A minha ideia é passar isso para meus filhos e o meu primeiro neto, que recebeu o meu nome, Luís Fernando. Então, é manter de forma privada essa propriedade para que as outras gerações deem continuidade a manutenção dessa biodiversidade”, disse.


Fonte: G1 MT

             
    PUBLICIDADE