Quarta, 27 Outubro de 2021
PUBLICIDADE
BRASIL | BARRA DO GARÇAS - MT
29/07/2021 - 14:34
Entidade beneficente doa mais de 2 toneladas de alimentos a pessoas necessitadas em todo o Estado
Barra do Garças (MT) também colaborou na arrecadação de alimentos.
O ÂNCORA - MT
Campanha contra a fome . / Foto: Reprodução

A Associação Beneficente Casa da União Santa Luzia iniciou no último fim de semana a distribuição de mais de 2 toneladas de alimentos para pessoas necessitadas de várias cidades de Mato Grosso. Somente em Cuiabá e Várzea Grande, mais de 100 famílias receberam no último domingo (25) cestas básicas para auxiliar especialmente pessoas que passaram a ter mais dificuldades parar garantir seu sustento desde o surgimento da pandemia do coronavírus, ano passado.

De acordo com o presidente da entidade, Nilton Luciano Zanquetta, a “Campanha Bem Alimentado” foi pensada para amenizar a dor de quem tem fome. “A Casa da União vem contribuir para diminuir um pouco da dor daqueles que passam por uma situação grave de fome hoje em Mato Grosso”, frisa. Juntamente com os demais diretores e voluntários, ele coordenou a distribuição dos donativos na sede da Casa da União em Cuiabá, que fica no bairro Parque Geórgia, ao lado da Creche Municipal José Gabriel da Costa.

Segundo Zanquetta, a campanha que foi iniciada no mês de junho faz parte das comemorações do 28º aniversário de fundação da Casa da União (25), bem como dos 60 anos de aniversário do Centro Espírita União do Vegetal (UDV), mantenedor da entidade beneficente, comemorados no último dia 22.

A arrecadação dos alimentos é feita junto à irmandade dos nove núcleos da UDV existentes em Mato Grosso, nas cidades de Cuiabá, Várzea Grande, Barra do Garças, Sorriso e Alta Floresta e também nos núcleos em processo de formação nas cidades de Cáceres, Tangará da Serra, Rondonópolis e Água Boa.

De acordo com dados de abril do Programa Bolsa Família, do Governo Federal, há em Mato Grosso atualmente 139.207 pessoas na extrema pobreza, ou seja, vivendo com renda per capita familiar de até R$ 89,00,

A campanha prossegue até o dia 1º de novembro, e a segunda distribuição está sendo planejada para acontecer ainda naquele mês.

CADASTRAMENTO E TRIAGEM 

– O presidente Luciano Zanquetta lembra que as famílias beneficiadas são cadastradas e passam por um acompanhamento e triagem por meio de profissionais como assistentes sociais e psicólogos, que são membros da Casa da União ou voluntários. A triagem também é feita com a colaboração de associações de moradores e outras entidades que atendem públicos carentes.

O presidente lembra ainda que a entidade presta contas aos seus sócios e a sociedade de todas as doações recebidas, garantindo a transparência do trabalho voluntário.

“Temos um Conselho Fiscal que acompanha e presta contas das doações junto aos doadores. Todas as nossas doações seguem critérios definidos a partir de um diagnóstico social levantado por nossa equipe, o que garante que o benefício chegue realmente à mesa de quem está precisando”, observa Luciano Zanquetta.

De acordo com ele, os interessados em fazer doação de alimentos ou de dinheiro para a campanha “Bem Alimentado” podem procurá-lo pelo telefone / whats (65) 99273-5753.

BENEFICÊNCIA COMO PRINCÍPIO CRISTÃO 

– O trabalho de beneficência da Casa da União Santa Luzia é uma orientação do Centro Espírita União do Vegetal, que prega aos seus sócios a prática do bem como caminho para se defenderem do mal e também como forma de cultivarem o amor a Deus e aos seus semelhantes.

“Com base nessa orientação, a UDV desenvolve ações de beneficência que já atenderam mais de 80 mil pessoas em todo o Brasil. Esse trabalho é voluntário e realizado pelos sócios por intermédio dos Núcleos da UDV a que estão filiados, ou por entidades beneficentes regionais e locais criadas especificamente para essa finalidade, como é a Casa da União”, explica o responsável pelos núcleos da União do Vegetal dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, Walter Ariano Junior, que reside no município de Alta Floresta.

Walter Ariano observa que por seu longo e abrangente trabalho de beneficência, o Centro Espírita Beneficente União do Vegetal recebeu do Governo brasileiro o título de Utilidade Pública Federal em 22 de julho de 1999. “Por ser uma entidade estadual, a Casa da União Santa Luzia também possui o reconhecimento de utilidade pública fixado pela lei estadual 7628/2002 há quase 20 anos”, explica ele.

Fonte: Rede da Notícia

             
    PUBLICIDADE