Sábado, 16 Outubro de 2021
PUBLICIDADE
BRASIL | INVESTIGAÇÃO SENADOR
29/07/2020 - 22:10
Dias Toffoli suspende investigações da Lava Jato sobre senador José Serra
Defesa de Serra argumentou que o inquérito na 1ª Vara da Justiça Eleitoral de São Paulo investiga fatos que vão além da campanha de 2014.
Jozean Benício de Almeida
O senador se tornou alvo de investigação da Polícia Federal em julho. / Foto: Reprodução

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, suspendeu as investigações sobre o senador pelo PSDB José Serra, na Operação Lava Jato. A decisão foi tomada na tarde de hoje (29/07), por volta das 16h56min.

O senador se tornou alvo de investigação da Polícia Federal em julho, ele foi investigado em dois momentos, um quando ainda era governador de São Paulo, e houve a suspeita de lavagem de dinheiro em obras do Rodoanel Sul, a outra foi na última campanha, suposto caixa dois.

José Serra e a filha se tornaram réus pelo crime de lavagem de dinheiro pouco mais de uma hora depois da decisão do ministro, às 18h04, a Justiça Federal em São Paulo aceitou a denúncia referente ao Rodoanel.

O Supremo Tribunal Federal foi acionado, segundo a defesa, o senador não pode ser processado, já que possui foro privilegiado, e só pode responder no âmbito do Supremo.

"Todos os bens e documentos apreendidos deverão ser lacrados e imediatamente acautelados, juntamente com eventuais espelhamentos ou cópia de seu conteúdo, caso tenham sido realizados", escreveu Toffoli, que tomou a decisão no lugar de Gilmar Mendes, que é o relator, por estar no plantão do STF durante o recesso do Judiciário.

             
    PUBLICIDADE