Terça, 15 Junho de 2021
PUBLICIDADE
BRASIL | CORTEJO FÚNEBRE
10/08/2020 - 15:02
Cortejo fúnebre de Dom Pedro Casaldáliga passa por Aragarças-GO; VEJA TRAJETO
Corpo foi velado na casa das irmãs Claretianas por aproximadamente uma hora.
Por Jozean Benício, O Âncora GO
Corpo foi velado na casa das irmãs Claretianas de Aragarças, no Oeste Goiano. / Foto: Jozean Benício

O corpo de Dom Pedro Casaldáliga passou por Aragarças, cidade que fica no Oeste Goiano, na manhã desta segunda-feira (10/08), e começou a ser velado por volta das 13h, na casa das irmãs Claretianas, ao lado da capela São Judas Tadeu.

A comunidade católica de Aragarças-GO recebeu a notícia com muita alegria. Fernando Rosa, pároco do município diz que as 06h uma ligação das irmãs anunciou o velório.

"[...] com certeza inúmeras cidades do Brasil gostaria neste momento de ter a presença do profeta dos pobres em nosso meio [...]", afirmou padre Fernando Rosa.

O cortejo dirigido por padre Ronaldo Mazula, missionário Claretiano, congregação de origem do bispo, saiu da cidade por volta das 13h40min, seguindo rumo à Ribeirão Cascalheira-MT. Segundo o padre acompanhar o corpo do bispo é uma grande alegria.

"Pra nós cristãos católicos um místico é aquele que vive o mistério de Deus. Um homem de Deus, um homem possuído por Deus. [...], agora humanamente falando, ele era um homem forte, humilde, resoluto, dedicado e de uma resistência interna incrível", foi o que disse o padre em entrevista exclusiva à reportagem do SBT.

Para alguns membros da Congregação, Dom Pedro Casaldáliga seguiu o exemplo do pai fundador, Santo Antônio Maria Claret, em sair do seu país de origem para pregar em um local distante.


PROGRAMAÇÃO:

Segunda-feira (10/08)

14h: Horário previsto para a chegada do corpo em Ribeirão Cascalheira-MT

16h: Ritual indígena Xavante

18h30min: Reza popular dos posseiros

21h: Ofício dos Mártires da Caminhada - Oração e Vigília

Terça-feira (11/08)

00h: Espiritualidade, mística e partilha dos Agentes de Pastoral da Prelazia

05h30min: Ofício dos Mártires da Caminhada - Oração do Amanhecer

09h: Missa campal de despedida

12h: Cortejo com o corpo do bispo Dom Pedro que seguirá rumo à São Felix do Araguaia-MT


SAÚDE

O bispo emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia faleceu na manhã do último sábado (08/08), em Batatais, São Paulo. O missionário espanhol estava internado desde terça-feira (04/08) no hospital da Santa Casa de Misericórdia com graves complicações pulmonares. O arcebispo de Ribeirão Preto, dom Moacir Silva, que fez uma rápida, mas, significativa visita na quinta-feira (06/08), disse: “dom Pedro é um ícone no Brasil pela sua dedicação plena e total ao povo de Deus, de modo especial, aos mais pobres e necessitados. Ele sofreu diversos reveses na vida por causa dessa sua opção, mas sempre foi fiel a Cristo, à Igreja e à missão”.

             
    PUBLICIDADE