Domingo, 17 Outubro de 2021
PUBLICIDADE
BRASIL | BARRA DO GARÇAS MT
09/11/2020 - 16:44
Cargas de madeira são apreendidas pela PRF e Indea, em Barra do Garças-MT
Ocorrências foram registradas entre sexta-feira (06/11) e segunda-feira (09/11).
O Âncora MT
Carga apreendida pela PRF em Barra do Garças-MT. / Foto: Reprodução

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (INDEA) realizaram a apreensão de 179,13 m³ de madeira, em um intervalo de 4 dias, durante fiscalizações em Barra do Garças-MT.

A primeira ocorrência foi na sexta-feira (06), quando as equipes abordaram um veículo transportando carga de madeira serrada, para a qual os documentos fiscais e Guias Florestais, autorizavam o transporte de 19,25 m³. Quando os fiscais do INDEA verificaram a carga, encontraram espécies não autorizadas sendo transportadas, configurando crime ambiental.

Já no sábado (07), as equipes apreenderam duas cargas, uma delas pela manhã, quando foi verificado que na carga havia espécies com transporte não autorizado, além do volume em excesso. A Guia Florestal para a referida carga autorizava o transporte de 25,32 m³, mas após a medição realizada pelas equipes, foram verificados o transporte de 42,74 m³.

Na parte da tarde, outro veículo estava com essências não autorizadas nos documentos fiscais e Guia Florestal, sendo encontrada, inclusive Bertholletia excelsa (Castanheira), que tem corte e comercialização proibidos. O volume mensurado pelas equipes também estava excedente ao autorizado nos documentos (29,99 m³), sendo verificados 60 m³.

Por fim, na manhã desta segunda-feira (09), uma carga de 57,14 m³ foi apreendida, também pelo transporte de madeira com essências além das autorizadas nos documentos fiscais e Guias Florestais.

Todas as ocorrências foram encaminhadas para a Polícia Civil em Barra do Garças-MT.

Fonte: Secom PRF

             
    PUBLICIDADE