Quarta, 28 Julho de 2021
PUBLICIDADE
Camila Lusa
Assessora de Investimentos
CRIPTOMOEDAS: Bitcoin a moeda digital mais negociada
26/04/2021
A moeda chegou a cair 12 mil dólares abaixo do recorde da última quarta-feira (Crédito: Pixabay)

O QUE É O BITCOIN?

Hoje muito se fala em investir nas criptomoedas, uma forma de investimento digital e moderna que cada vez ganha mais espaço no mercado. O Bitcoin hoje é a criptomoeda mais negociada do mundo, tendo ganhado maior repercussão recentemente devido sua valorização. Para compreender melhor o que é bitcoin vamos tomar como exemplo nossa moeda atual, o real, percebe-se que a diferente dela para a criptomoeda bitcoin está em não ser lastreada a nenhum governo e não ser retirada em bancos físicos, pois trata-se de uma moeda 100% digital.

Sua origem ainda não foi comprovada, tendo apenas alguns rumores conhecidos. Um dos criadores foi identificado recentemente como Satoshi Nakamoto, não sabendo ao certo se ele é o único responsável ou se possui um grupo de pessoas envolvidas. Hoje um bitcoin vale em média R$304.079,32 (cotação do dia 18 de abril de 2021), mas pode ser negociado de forma fracionada para que o pequeno investidor tenha acesso as negociações. Ao negociar a moeda existe um valor mínimo para transferência, esse valor oscila de acordo com a plataforma que você escolher para a operação.


COMO COMPRAR?

Para comprar ou vender bitcoins você precisa ter acesso a uma plataforma totalmente digital, onde será feito um cadastro com seu nome e CPF. É um sistema que funciona todos os dias da semana e pode ser negociado a qualquer horário, pois funciona 24h por dia. Vale lembrar que é um investimento totalmente moderno, não possuindo lastro com nenhum órgão fiscalizador. Vale destacar que se deve ter atenção ao escolher essas plataformas.

Uma outra forma de compra e venda do bitcoin é através da atual bolsa de valores brasileira, a B3. Existem investimentos como ETFs e Fundos de Investimentos que são atrelados à variação das criptomoedas. É uma forma de se investir nesse mercado e ainda possuir lastros com instituições regulamentadas pelos órgãos fiscalizadores.


MAS ATENÇÃO!

Existe um fenômeno nos investimentos conhecido como efeito manada, que acontece quando tem um grande volume de pessoas negociando ao mesmo tempo, na grande maioria das vezes quando o ativo em negociação está em alta. Os investidores começam a olhar o retorno e se esquecem do primordial, o risco!

 Quando falamos em investir é primordial alinhar os investimentos com o seu perfil como investidor e também com seu objetivo. As criptomoedas são consideras um investimento de alto risco, portanto sendo indicadas somente para aquelas pessoas que possuem um perfil agressivo no mercado. Como assessora de investimentos certificada, é recomendável ao montar sua carteira, ter entre 5% a 8% no máximo do seu patrimônio voltado para essa aplicação, e volto a dizer, ainda assim deve-se alinhar com o objetivo.


BITCOIN É UM INVESTIMENTO?

Para alguns é só uma forma de transformar seu dinheiro de real para uma moeda digital, para outros é uma forma de investir.

Mas no geral, sim! Hoje bitcoin é considerado um tipo de investimento.

Agora vamos refletir sobre esse investimento?

Você colocaria todo seu dinheiro em um investimento de alto risco, totalmente digital e que não possui lastro com nenhum órgão fiscalizador?

Pensando nessas questões, volto a alertar sobre não pensar somente nos altos ganhos mais sim nos riscos que envolve esse investimento. Pode ser uma forma de diversificação interessante para o seu portifólio, mas não deve ser o ativo principal ou com maior concentração.

         
PUBLICIDADE